Tratamento

Psicologia

Psicologia é o estudo das atividades mentais e comportamentais de um indivíduo ou grupo e Psicólogo é o profissional especialista em psicologia que ajuda indivíduos que o procuram em momentos difíceis de sua vida.

Psicologia Comportamental

Psicologia Comportamental é o estudo das emoções, pensamentos, comportamentos e estados fisiológicos de um indivíduo ou grupo. Na Psicologia Comportamental afirmamos que todo comportamento emitido pelo homem tende a ser repetido, se for recompensado (reforço positivo) ou eliminado se retirado um estímulo aversivo (reforço negativo). O comportamento também poderá não ocorrer se o organismo for maltratado (punição), após uma ação. Com isto, o homem associará esses acontecimentos com outros semelhantes, generalizando-os no meio-ambiente onde vive.

Para Skinner, um dos fundadores da Análise Experimental do Comportamento, o homem é influenciado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Em sua teoria, os fatores culturais atuam como modificadores do comportamento em uma relação funcional do indivíduo com o ambiente através do comportamento verbal.

Com isto, o psicólogo comportamental busca descobrir com seu cliente, os eventos que ocorrem em seu ambiente, que determinam os seus comportamentos-problema e o que os mantém. Sendo assim um “Transtorno de Humor” pode ser entendido como um conjunto de comportamentos. Para os psicólogos comportamentais, pensamentos e sentimentos são considerados comportamentos que podem ser analisados através do relato verbal do cliente.

Antes de qualquer intervenção/avaliação, o psicólogo comportamental acredita que cada cliente é único em sua história, problemas ou dificuldades, pois assim a aliança terapêutica é fortalecida para que uma intervenção/avaliação seja proposta. O psicólogo comportamental trabalha com a análise funcional das variáveis relacionadas aos comportamentos desejáveis ou indesejáveis apresentadas pelo cliente. Mesmo assim nem sempre é fácil propor uma estratégia de intervenção que elimine todo comportamento aversivo emitido pelo cliente, mas é possível traçar uma estratégia de intervenção que alcance o bem-estar e a melhora. Assim diminuímos a freqüência dos comportamentos-problema e aumentamos a freqüência de comportamentos adequados ao meio em que o cliente está inserido.

E é a soma de todos os fatores descritos acima, mais os estudos da área da psicologia comportamental e utilização de técnicas e intervenções que faz com que pessoas tenham se beneficiado quando buscam pela Psicologia Comportamental.