Tratamento

Psicologia

Psicologia é o estudo das atividades mentais e comportamentais de um indivíduo ou grupo e Psicólogo é o profissional especialista em psicologia que ajuda indivíduos que o procuram em momentos difíceis de sua vida.

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

Dentro dos campos de atuação da Psicologia, a Terapia Cognitiva Comportamental - TCC, representa o estudo dos pensamentos, sentimentos e comportamentos de um indivíduo ou grupo e como estes se relacionam.

A TCC acredita e trabalha analisando que a forma do indivíduo ver o mundo gera no mesmo uma interpretação que consequentemente traz um sentimento ou sensação e na sequencia um comportamento. Sendo assim, podemos afirmar que situações distintas geram reações distintas em diferentes indivíduos e um mesmo indivíduo pode apresentar reações distintas frente à uma mesma situação, dependendo do seu momento de vida.

Um indivíduo em sofrimento psicológico, apresenta uma diminuição em sua capacidade de perceber a si mesmo e o mundo, prejudicando assim suas perspectivas futuras, tornando muitas vezes essas distorções das situações vivenciadas uma verdade. E esta situação pode gerar uma situação de ciclo prejudicial que precisa ser alterada ou quebrada para que o mesmo visualize outras opções de resultados frente às mesmas situações ou pensamentos que o ajudarão a melhorar.

Em indivíduos depressivos, esta visão distorcida das situações podem influenciar em uma visão cada vez mais negativa de si mesmo e do mundo.

Já em indivíduos ansiosos, esta visão distorcida apresenta uma possível potencialização de riscos internos ou externos e uma diminuição de possibilidades em lidar com estes riscos.

A TCC trabalha com os seguintes pressupostos, a) a atividade cognitiva influencia o comportamento; b) a atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada; e c) mudanças na cognição determinam mudanças no comportamento (Dobson, 2001). Ao longo do processo de psicoterapia, trabalha-se basicamente com a identificação e reestruturação em três níveis de cognição: pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças nucleares.

Pensamentos automáticos são considerados espontâneos, repetitivos e sem questionamento de sua veracidade e geralmente são acompanhados de emoções negativas. Crenças intermediárias são consideradas regras e pressupostos criados pelo indivíduo para que ele possa viver bem frente ao mundo e a si mesmo. Crenças nucleares representam o nível mais profundo da cognição, tendo sua origem nas experiências infantis e são as mais difíceis de serem acessadas e modificadas.

A TCC é uma abordagem estruturada, diretiva e colaborativa, com componente educacional, sendo sempre orientada pelo aqui e agora.

E antes de qualquer avaliação/intervenção, o psicólogo acredita que cada paciente é único em sua história, problemas ou dificuldades, pois assim a aliança terapêutica é fortalecida para que uma avaliação/intervenção seja proposta. O psicólogo trabalha com a análise funcional das variáveis relacionadas aos pensamentos e comportamentos desejáveis ou indesejáveis apresentados pelo cliente. Mesmo assim, nem sempre é fácil propor uma estratégia de intervenção que elimine todo comportamento aversivo emitido pelo paciente, mas é possível traçar uma estratégia de intervenção que alcance o bem- estar e a melhora. Assim diminuímos a frequência dos comportamentos-problema e aumentamos a frequência de comportamentos adequados no meio em que o paciente está inserido.

E é a soma de todos os fatores descritos acima, mais os estudos da área da terapia cognitivo comportamental e utilização de técnicas e intervenções que faz com que pessoas tenham se beneficiado quando buscam pela prática da Psicologia.